O projeto “A Casa do Oleiro”, que tem como objetivo ser um centro de recuperação masculino e feminino para pessoas viciadas em drogas e bebidas alcoólicas, além de um centro de referência para crianças, adolescentes e jovens.
Com a disponibilização do terreno pela prefeitura de Itacarambi, para implantação do projeto, pretende-se construir uma estrutura que atenda a demanda local, dentro dos parâmetros da legislação.
O principal instrumento terapêutico a ser utilizado para o tratamento das pessoas com transtornos decorrentes de uso, abuso ou dependência de substancias psicoativas devera ser a convivência entre pares, nos termos da RESOLUÇÃO – RDC Nº 29, de 30 de junho de 2011.
Serão também oferecidos serviços assistenciais de saúde ou procedimentos de natureza clinica distintos dos previstos na resolução, observando cumulativamente as disposições trazidas por esta quanto às normas sanitárias relativas à saúde.
Proporcionar tratamento especializado visando a recuperação e a reintegração Social de dependentes químicos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens e seus familiares.
Crianças adolescentes, jovens, mulheres e homens:
Atendimento individual com um ano de duração.
Capacidade de atendimento de 50 alunos em atendimento individual simultâneo.
Estimativa anual de atendimento de aproximadamente 200 familiares.
Dependentes químicos:
Atendimento individual com seis meses de duração.
Capacidade de atendimento de 20 residentes em tratamento individual simultâneo.
Estimativa anual de aproximadamente 40 dependentes químicos.
Estimativa anual de atendimento de aproximadamente 160 familiares.
Este projeto objetiva promover o resgate e reintegração social de dependentes químicos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens.
Além disso, visa minimizar o impacto das drogas, promover a prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas e auxiliar as famílias dos dependentes químicos da região.
Estudos apontam que é cada vez mais precoce o uso de substâncias psicoativas incluindo o álcool, sendo que tal uso também ocorre de forma cada vez mais pesada entre adolescentes aliciados pelo tráfico. Paralelamente jovens meninas entram na vida sexual prematuramente, trazendo consequências que podem ficar para o resto da vida, como gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Torna-se um ciclo vicioso, onde os filhos destas adolescentes no futuro, sem estrutura familiar, vão repetir os atos de seus pais.
Dependentes químicos que querem ajuda para sair da segregação social que é imposta aos usuários de substancias psicoativas.
Crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens que estão em alguma situação de desvantagem social para sobreviver como, por exemplo, viver abaixo da linha de pobreza, exploração sexual infantil desestrutura familiar.
Algumas das estratégias de prevenção de consenso internacional que serão utilizadas no projeto:
• Despertar a tomada de consciência da problemática através de formação e capacitação sobre os direitos humanos, difundindo amplamente essa cultura;
• Combater todas as formas de violência através dos esforços de cumprir a lei e punir os culpados, criminalizando o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, utilizando-se dos sistemas legais para perseguir os culpados e proteger os inocentes;
• Estabelecer redes na busca de alianças e programas que operam com base multidisciplinar;
• Organizar campanhas que possam influenciar os meios publicitários e de comunicação para difusão das informações adequadas;
• Capacitar lideranças comunitárias para formar e informar os habitantes .in loco., reforçando a auto proteção e auto-gestão dos direitos;
• Criar e ampliar as fontes de educação informal.
Reaprendizagem por meio de métodos de afastamento das situações motivadoras ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.
Por meio desta metodologia os residentes redescobrirão valores éticos e morais que, até então, haviam sido esquecidos, considerando o meio em que estavam expostos.