Itacarambi

Itacarambi tem uma extensão territorial de 1.252 km², com 17.720 habitantes, sendo aproximadamente 40% menores de dezoito anos. A disparidade econômica e cultural da região dificultam a análise de questões sobre o uso de drogas e bebida alcoólica a partir da adolescência e em alguns casos, na infância. Além disso, há o agravante para as meninas, com o ingresso na vida sexual cada vez mais cedo e sem nenhuma orientação, potencializando, assim, a gravidez na adolescência e o contagio de doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto “Casa do Oleiro” visa beneficiar a população de Itacarambi por meio de intervenções que levam em consideração a proteção integral, especial e legal que garantem o atendimento de todas as necessidades, oportunidades, facilidades, liberdade e dignidade a toda a população. Dessa maneira, poderão desenvolver plenamente sua personalidade, considerando seu estado de formação bio-psico-social, afetiva e intelectual.

É devida essa proteção especial porque esse estado de dependência química ou maturação que o Projeto define como sendo físico, mental, moral e social acarreta mudanças de comportamento, decorrente das transformações biológicas, das circunstâncias e condições em que vivem, como também da necessidade natural de conhecer, aventurar, descobrir, superar-se e agregar-se.